QUEM SOMOS


                           

GESTORES:    
DIRETORA: Rosa Maria de Andrade Pontes   
VICE- DIRETORA: Maria Edinilce C. C. Branco   
SECRETÁRIA: Aurora Lima    
SUPERVISORA: Maruza Bezerra 
COORDENADOR(AS): Fátima Fernandes e Suerly Costa  
APOIO: Ana Maria Rêgo e Maria Antônia    

CONSELHO ESCOLAR:  
Presidente: Márcia Andrade  
Representante Gestão: Rosa Pontes 
Representante professores: Fernanda Amaro 
Representante funcionários: Fco. Carlos 
Representante pais: Mª Verõnica  

PROFESSORES:
Educação Infantil: Regina Elza, Fátima Mariano. Ricardina Lino, Ana M. Guimarães, Adriana Dutra, Karina Lima, 

Ensino Fund. I: Fernanda, Mª Cleine, Mª do Livramento, Tatiana Cunha, Rozélia, Márcia Andrade, Clotilde, Mª Cristina, Mª Adriana, Ana Patricia, Mª do Socorro, Rita Rios, Mª Leurismar, Mônica Aguiar, Fª Evanier

EJAS I, II, III, IV e V: Mª Gardênia, Antª Rozélia, Francilene (Mager), José Helder, Veroína, Lúcia Amancio, Marcevânia

Educação Física: Irina Marlise

Informática Educativa: Igenivan Bessa e Jaiza Helena

Biblioteca: Antonimar, Ana Maria Fernandes, Maria Ailsa

AEE: Francisca Geruza

Mais Educação: Antª Águida

FUNCIONÁRIOS:
Ag. Adm.: Francisco, Raimunda Neuma, Cristiane Alves, Zulmira 

Aux. Serv. Gerais: Antônia de Barros, José Milton, Mª do Carmo, Mª Rosemeire, Fº Carlos, Lúcia dos Santos, Mª aldenice, Mª das Dores, Mª do Socorro 

Merendeira(o): Mª de Lurdes, Antº Edmilson, Eliane

Aux. de Merendeira: Nafia 

Porteiros: José Barros, Francisco Adriano 

Vigias: João Batista, Josue, José Bertoldo, Wagner



A CMES Professor José Sobreira de Amorim é uma escola da rede municipal de Ensino de Fortaleza, situada a rua Estrada do Pici, 1083, no Jockey Clube e pertencente a Regional III. Atendemos a Educação Infantil e creche(escola anexa), Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos e temos aproximadamente 1100 alunos. Nossa escola é referência no bairro dada boa qualidade do ensino, bem como o grande diferencial no atendimento de crianças especiais por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e outros projetos bastante significativos como “Plantando sementes de gentileza e paz”,"Projeto monitoria.com”, “Projeto Frutos do quintal”.
É importante destacar que a atuação administrativa, pedagógica e financeira da escolar tem como norteador o Projeto Político da Escola e o Regimento Interno, atualizados por toda a comunidade escolar no ano de 2010.
 
FILOSOFIA DA ESCOLA
Todo cidadão é capaz de desenvolver suas potencialidades e como cidadão ser capaz de pensar e agir de forma crítica, autônoma e participativa.
MISSÃO DA ESCOLA
Oferecer ao aluno uma educação de excelência, tornando apto ao convívio ético na construção de sua história de forma crítica, autônoma e participativa; tendo como valores o respeito e a ética.
NOSSA HISTÓRIA
O Centro Municipal de Educação e Saúde – CMES Professor José Sobreira de Amorim iniciou suas atividades no ano letivo de 1993 atendendo a Educação Infantil, O Fundamental I e a Educação de Jovens e Adultos. O Projeto Político Pedagógico da escola nasceu com a participação de todos os segmentos da escola. Sua inauguração ocorreu em 30 de Dezembro de 1992 pelo Sr. Prefeito de Fortaleza Juraci Magalhães. Os gestores iniciais foram o diretor José Elói de Almeida, Vice-diretora Maria Lúcia Martins Torres e a Secretária Raimunda Neuma Maria da Silva. Em 1994, o estabelecimento passou a oferecer a 5ª Série e gradativamente foi ampliando até a 8º Série, que hoje corresponde do 6º ao 9º Ano. Em 1997 passa a ser gestora escola Rosa Maria Andrade Pontes. Em 2000 assume a direção a professora Nilda Maria Gomes da Silva e em 2001 ocorrem novas mudanças são indicados para a gestão o professor Wagner Fraga Carneiro e Maria de Lourdes Alves Barroso, sendo que a secretária continua ainda desde 1993 Raimunda Neuma. No ano de 1998 para atender a demanda, passa a integrar o CMES dos anexos: Artur Bruno e Paula Ney. Em 2003 o anexo Paula Ney é extinto e em seguida o anexo Artur Bruno. Em 2004, assume a secretaria do Sobreira de Amorim Aurora Lima Ferreira. No ano de 2005 acontece uma eleição interna em todas as escolas da rede e da lista dos 03 candidatos mais votados assumem a gestão que permanece em 2010 como diretora Rosa Pontes, na vice-direção Maria Edinilce Camurça Castelo Branco e Aurora Lima.
O PATRONO DE NOSSA ESCOLA
O professor José Sobreira de Amorim era doutor em ciências jurídicas e sociais, nascido em 14 de Maio de 1921. Além de ter sido um dos fundadores da Universidade Estadual do Ceará, foi professor de várias instituições públicas e privadas de Ensino Médio. Foi Pró-reitor de Ensino e graduação e coordenador do Curso de problemas Brasileiros da UECE. Escreveu vários livros e colaborou com vários periódicos do Ceará. Sobreira de Amorim foi agraciado com as medalhas Clóvis Beviláqua (1953) e Justiniano de Serpa (pós morte em 1974).